domingo, 22 de junho de 2008

Ana Moura canta pela primeira vez nos coliseus do Porto e Lisboa


"Ana Moura actua pela primeira vez nos Coliseus de Lisboa e Porto, terça e quinta-feira, um espectáculo que prepara «com carinho» e em que contará a sua história.



«A ideia é que ao longo do espectáculo pelo desenho de luz, pela cenografia escolhida, ir contando ao público a minha história e o público ir percebendo meu desenvolvimento como fadista», disse a fadista á agência Lusa.


«Parti da ideia de fazer um caminho pela noite, que é o meu ambiente de trabalho e levar o público até ao clarear», acrescentou.


Para este espectáculo nos Coliseus Ana Moura, que este ano conquistou o Prémio Amália Rodrigues para a Melhor Intérprete, convidou «dois nomes essenciais e de referência» para si: Maria da Fé, responsável pelo seu lançamento e Beatriz da Conceição.


«São duas senhoras que me inspiram, que são uma referência para mim e com quem me encontro depois de uma noite de fados», afirmou a criadora de "Búzios" (Jorge Fernando).


As duas fadistas foram também já distinguidas com Prémios Amália, Maria da Fé em 2006 como Melhor Intérprete e Beatriz da Conceição este ano com o Prémio Carreira.


Refira-se que Maria da Fé foi «a responsável» pela entrada de Ana Moura no mundo do fado, quando estava em vésperas de gravar um disco com a sua banda de pop/rock.


Hoje, afirma ter sido «opção certa» tanto mais que «apesar de cantar outras músicas, sentia o apelo do fado e cantava».


Ana Moura começou a cantar na casa de fados “Senhor Vinho” de Maria da Fé e do seu marido, o poeta José Luís Gordo.


Outro convidado especial para estas duas noites é o músico, compositor e intérprete Jorge Fernando que tem produzido todos os álbuns de Ana Moura.


«O Jorge é a pessoa em quem me apoio, que me estimula e que sempre acreditou em mim, há entre nós uma grande cumplicidade», salientou.


«Ele é o arranjador para os meus concertos, é quem marca os ensaios com os músicos, há uma grande parte criativa que vem dele», acrescentou.


A fadista que iniciou carreira há cerca de sete anos reconheceu que este «é um ano de consagração».


«O meu disco ["Para além da saudade"] continua no top nacional e é disco de platina, tenho feito várias digressões - México, Holanda, Estados Unidos - e agora os Coliseus, depois de ter esgotado o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém no final do ano passado. De certa maneira é um ano de consagração de um trabalho e o reconhecimento do público a quem estou grata», disse.


Com Ana Moura sobem ao palco José Manuel Neto (guitarra portuguesa), José Elmiro (viola) e Filipe Larsen (viola-baixo). Além dos temas de "Para além da saudade" Ana Moura vai passar em revista fados de referência dos álbuns anteriores designadamente "Não hesitaria um segundo" (TóZé Brito), ou "Porque teimas nesta dor" (Carlos Gonçalves/José Luís Gordo).


José Luís Gordo é um dos seus poetas preferidos ao lado de Mário Raínho que escreveu para este recente álbum o tema "Primeira vez" que canta no Fado da Azenha de Frederico de Brito.


«São pessoas muito experientes que sabem muito de fado, sempre viveram nele e conhecem-me, o que facilita compor e a mim interpretar com mais autenticidade», disse.


Ana Moura não descarta novos nomes para a sua «equipa criativa» e cita Amélia Muge que escreveu para si "Fado da procura", ou Cristina e Carlos Viana autores de "Aguarda-te ao chegar" ou Nuno Miguel Guedes ("Mapa do Coração").


Quanto às escolhas dos temas, a fadista afirmou que «são sempre diferentes e acontecem de variadas formas» quer partindo de uma música tradicional que gostou e pedindo depois aos seus poetas para escreverem uma letra, ou estes fazem uma letra de que gosta e procura uma música tradicional «ou Jorge Fernando a compõe».


Nestes dois concertos, a fadista irá já interpretar um novo fado que incluirá no seu próximo álbum cuja data de saída «é ainda segredo»."


Agência Lusa, 22-6-2008.

Sem comentários: