segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Os Deolinda com Casa da Música cheia...


Os Deolinda deram ontem o primeiro de dois concertos na Casa da Música, no Porto. Mote: "Canção ao lado", álbum de estreia lançado em Abril de 2008, que já chegou à platina. Casa cheia vezes dois é o que a banda leva da Invicta.

À semelhança do que sucedeu recentemente em Aveiro, Elvas, Braga, Santa Maria da Feira e Leiria, também os dois concertos dos Deolinda na sala Suggia da Casa da Música esgotaram a lotação. Para o de ontem, os bilhetes estavam todos vendidos há mais de um mês; para o de hoje, esgotaram há sensivelmente três semanas.

"Mal por mal", "Fado Toninho", "Não sei falar de amor" e "Contado ninguém acredita" foram os primeiros temas ouvidos por um público foi das mais variadas proveniências, não havendo faixas etárias nem estratos sociais específicos, o que vem sendo hábito. E havia estreantes, como Aquilino Ala, residente em Ofir. "Venho com a minha mulher. Ela é que gosta imenso e venho acompanhá-la. Mas já estive a ouvir um bocadinho e não desgostei", disse-nos. Já Filipa Almeida, de Vila do Conde, é fã desde a primeira hora. O que mais se destaca na banda é "a capacidade de fazer ressuscitar o gosto pela música tradicional portuguesa", afirmou, acrescentando que "é limitar os Deolinda dizer que só cantam fado". Por seu turno, Filipe Lamas, do Porto, dizia-se "muito ansioso para ver ao vivo um grupo que revolucionou a música portuguesa".

Artur Figueiredo, da produtora Sons em Trânsito (responsável pela agenda de concertos da banda em Portugal e no estrangeiro), salientou também ao JN que "vêm famílias inteiras ver os Deolinda, que são um fenómeno muito atípico". O mesmo responsável adiantou ser "muito improvável" o lançamento de um novo registo este ano, visto que o grupo está a "explorar este álbum e as performances ao vivo".

Antes de começarem a mostrar-se em palcos internacionais, o que vai suceder já a 14 de Fevereiro, em Lueven, na Bélgica (com os Madredeus), os Deolinda actuam em Torres Novas no dia 31. Ainda entre portas, ao longo do próximo mês têm espectáculos agendados para Mourão (dia 1), Arcos de Valdevez (6), Barreiro (7), Pinhel (20), Portimão (21), Abrantes (27) e Alcochete (28). Foz Côa, Monchique, Ponte de Lima, ilha Terceira e Vila do Conde são locais que recebem a banda em Março.

Depois da actuação em Lueven, o quarteto de Ana Bacalhau tem passagens previstas pela Alemanha, França, Suíça, Áustria e Holanda. Apesare de todos esses concertos estarem confirmados, ainda não estão oficializadas as datas.

O registo de originais "Canção ao lado" tornou-se disco de platina em finais do ano passado, por vendas superiores a 20 mil unidades. Vai ser lançado em países como França, Holanda, Luxemburgo e Bélgica, já em Março.
in JN online, 26-01-2009

Sem comentários: