quarta-feira, 8 de julho de 2009

Camané: Para recordar uma noite de fados...


«No dia 16 de Maio de 2008 Camané subiu ao palco do Coliseu dos Recreios. A sala de espectáculos lisboeta estava completamente esgotada. Mas esta não era a primeira vez que o fadista subia a este palco. Foi lá que se apresentou na Grande Noite do Fado. Partilhou este espaço em anos anteriores com Carlos do Carmo ou no grupo Humanos. No entanto, no dia 16 de Maio de 2008 Camané encontrou um Coliseu completamente esgotado para o ouvir, no seu primeiro concerto em nome próprio nesta sala.

Os momentos que aí se viveram foram registados e serão editados em CD e DVD na próxima segunda-feira, numa edição limitada que se intitula simplesmente Camané Ao Vivo no Coliseu - Sempre de Mim.

O título não engana, este concerto serviu para apresentar o último disco de originais do cantor, Sempre de Mim, que o consagrou definitivamente como uma das maiores vozes do fado na actualidade. Foi este o primeiro disco da sua autoria que chegou ao número um do top de vendas e também o que mais rapidamente chegou à marca de platina.

Camané não esperava tanto sucesso: "Este espectáculo realizou-se logo a seguir à edição do disco, o que não é normal. Ainda estava tudo muito a quente, ainda se sentia alguma tensão, mas em muito pouco tempo o Coliseu esgotou. Fiquei contentíssimo, não esperava que esgotasse tão rapidamente", contou o fadista ao DN.

O cantor, que antes já tinha esgotado sete noites seguidas no Teatro São Luiz (momentos que podemos recordar no DVD Ao Vivo no S. Luiz, em 2006), explicou ao DN que o concerto no Coliseu dos Recreios que agora será editado em CD e DVD foi o seu "primeiro concerto no Coliseu e foi espantoso, correu tudo muito bem, a receptividade do público foi óptima".

Apesar das palavras positivas, Camané contou que hoje mudava muito do que aconteceu nessa noite de Maio: "Fazia tudo diferente, porque considero que posso sempre fazer melhor ou de outra forma". O músico revelou mesmo que devido ao seu "perfeccionismo exagerado", não tem quaisquer CD ou DVD seus em casa.

Foi esse "perfeccionismo" que o levou a cortar alguns momento do concerto, nomeadamente os vários encores que lhe foram pedidos no final dessa noite: "Não fazia sentido, no DVD, as pessoas a baterem palmas, eu a sair e a voltar, até para mim torna-se chato ver isso. Acho que as pessoas num DVD querem realmente é ouvir a música".

No último ano Camané tem experimentado novas formas de interpretar o seu fado, nomeadamente num espectáculo intitulado Vadios, acompanhado por Bernardo Sassetti e Mário Laginha. Os três artistas apresentaram pela primeira vez este concerto no Centro Cultural de Belém em Julho do ano passado e no próximo dia 17 voltam a repetir o feito, no Jardim do Cerco, em Mafra, no âmbito do Cool Jazz Fest. E nos planos do fadista está a gravação de um disco deste projecto, algo que poderá acontecer no final deste ano ou no início do próximo. Para 2010 Camané revelou também que gostaria de gravar um novo disco de originais. Mas para já ainda tem Sempre de Mim em mente: "Ainda quero muito tocar este disco ao vivo." »
in DN online, 08-7-2009


Sem comentários: