quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cristina Branco abre na sexta-feira Festa do Fado no Castelo de S. Jorge, em Lisboa

A cantora Cristina Branco abre na próxima sexta-feira, no Castelo de S. Jorge, a Festa do Fado que se alarga este ano a quatro outros palcos, no âmbito das Festas de Lisboa.



Além do tradicional palco na praça de armas do Castelo, onde a linha programática continua ser um fadista partilhar o palco com um artista de outra área musical, a Festa do Fado acontece também na Fábrica Braço de Prata, no Chapitô, no Museu do Fado e no Miradouro de Santo Estêvão.

Os encontros fadistas no adro da igreja de Santo Estêvão, em Alfama, são celebrados no Fado Vitória de Joaquim Campos, com letra de Gabriel de Oliveira, que foi criado por Alberto Costa numa revista no Teatro Apolo, e popularizado por Júlio Peres e Fernando Maurício.

O fadista Rodrigo, a celebrar 50 anos de carreira, protagoniza os encontros em Alfama, nos dias 6, 20 e 27, sempre às 19:00. É acompanhado por Fernando Silva (guitarra portuguesa), Jaime Santos (viola) e António Moliças (viola baixo).

No Castelo, as noites de encontro do fado com outras músicas acontecem às sextas e sábados, às 22:00, excepto no dia 12, véspera de Santo António.

Cristina Branco abre o palco convidando João Paulo Esteves da Silva e Carlos Bica, na sexta-feira, e a noite de sábado partilhada pelos Naifa e Celeste Rodrigues.

No dia 11, Pedro Moutinho canta com Tiago Bettencourt e uma semana depois Ana Sofia Varela convida Paulo de Carvalho.

Uma homenagem a Argentina Santos, de 84 anos, leva ao Castelo João Ferreira Rosa, Maria da Fé, Beatriz da Conceição e Maria da Nazaré, na noite de 19 de Junho. A fadista será também homenageada pela Câmara Municipal de Lisboa a 2 de Julho, no Teatro S. Luiz, e receberá então a medalha de ouro da cidade.

No dia 25, o guitarrista Ricardo Parreira convida os cantores de Coimbra Fernando Machado Soares, Luís Góis e António Ataíde. O “Fado no Castelo” encerra com Kátia Guerreiro e Marisa Liz, no dia 26 de Junho.

As noites de sábado terão “jam sessions fadistas”, na Fábrica Braço de Prata, ao Poço do Bispo, Helder Moutinho acompanhado por Ricardo Parreira (guitarra portuguesa), Marco Oliveira (viola) e Yami (viola baixo), “abertas à participação espontânea de outros fadistas”, disse à Lusa fonte da organização.

No Museu do Fado, é dada “carta branca” ao guitarrista José Manuel Neto, Prémio Amália Rodrigues Melhor Intrumentista 2009, que a partir de quinta-feira e até ao dia 24 convida um artista com quem partilha o palco.

Camané é o primeiro convidado, seguindo-se, Aldina Duarte (dia 10), dia 17 Maria Amélia Proença (17) - que será homenageada pela Associação Portuguesa dos Amigos do Fado neste mesmo espaço no dia 19, e Rão Kyao (24) que acompanhou à flauta fadistas como Manuel de Almeida.

No Bartô do Chapitô realizam-se noites de fados, sempre a partir das 23:00, a 8, 15 e 22 de Junho. Os músicos “residentes” são Ricardo Rocha (guitarra portuguesa), Marco Oliveira (viola) e João Penedo (contrabaixo) que “acompanharão as mais diversas vozes do fado tradicional”, segundo fonte da organização.



Foto in Google

Vídeo in YouTube

Texto in http://www.destak.pt/

Sem comentários: