Joana Amendoeira já tem novo álbum. Chama-se "Sétimo Fado" e é apresentado no Convento de São Francisco, a 24 de Setembro (Sexta-feira às 21h30).
Em "Sétimo Fado", Joana Amendoeira revela mais uma vez a vontade de refrescar o fado, levando a tradição a conviver com instrumentos pouco usuais neste espaço: o acordeão, o piano e o violoncelo. Este é já o sétimo capítulo discográfico de uma carreira fulgurante, que surpreende tanto pela proficuidade como pela invulgar maturidade interpretativa da jovem fadista, que tem apenas 27 anos.
O violoncelista Francisco Ribeiro, fundador dos Madredeus, morreu esta terça- feira, vítima de cancro. Recorde um dos momentos altos da banda (em baixo).
O corpo do compositor vai estar hoje, a partir das 16.30, em câmara ardente, na Igreja de Fátima, em Lisboa, de onde seguirá, na quinta feira, para o Cemitério dos Olivais, onde será cremado, informou à agência Lusa a irmã do músico, Cristina Ribeiro.
Já depois de ter saído do agrupamento Madredeus, do qual foi um dos fundadores, em 1986, Francisco Ribeiro editou, em 2009, o álbum "A Junção do Bem", no âmbito do projecto Desiderata.
A doença levou-o a cancelar um espectáculo agendado para Julho deste ano, na Casa da Música, no Porto, onde o álbum foi gravado, contou à Lusa Cristina Ribeiro, acrescentando que o irmão deixa muitos inéditos.
Compositor, letrista, vocalista e produtor, Francisco Ribeiro realizou mais de 500 concertos no mundo, sendo co-autor da banda sonora do filme "Lisbon Story", de Wim Wenders.
Foi membro da Stroud Symphony Orchestra e da Gloucester Symphony Orchestra, em 2002/03, tendo estudado violoncelo com o professor Henrique Fernandes e com Ruth Zagni.
Depois de colaborar com Rolling Stones e Prince, a fadista Ana Moura vai agora atuar com a banda Frankfurt Radio Bigband na Alemanha.
A fadista Ana Moura atua quinta e sexta feira com a Frankfurt Radio Bigband em dois concertos que juntam ao vivo as linguagens do jazz e do fado, anunciou hoje a empresa Sons em Trânsito.
O primeiro decorre no âmbito do Festival Internationale Jazztage e o segundo na Centralstation de Dormstadt.
Ana Moura está desde domingo em Frankfurt em ensaios com o grupo alemão e a afinar os arranjos jazzísticos para o repertório de fado que irá interpretar.
A fadista, que já conta com uma carteira de participações internacionais fora do fado, caso dos Rolling Stones e de Prince, foi convidada há um ano pela Frankfurt Radio Bigband para uma colaboração que se concretiza agora.
Do reggae para o fado
A orquestra alemã já tinha experimentado entrar em territórios fora do jazz, quando convidou o conterrâneo Patrice, do reggae, para espetáculos semelhantes ao que fará com Ana Moura.
A fadista interpretará fados dos quatro álbuns até agora editados e estará acompanhada por Custódio Castelo (guitarra portuguesa), José Elmiro Nunes (viola) e, claro, pelos cerca de vinte elementos da banda alemã.
Está disponível online, desde ontem, uma canção inédita do repertório da norte-americana Madonna.
‘Broken’ é o título da canção, alegadamente produzida em 2009 pelo DJ Paul Oakenfold, escreve o site Ego.
Acrescenta a fonte que a faixa acabou por não integrar o mais recente disco da rainha da pop, "Celebration", mas, ao invés, poderá integrar um trabalho compacto a solo do DJ.
O cantor português Carlos do Carmo vai deixar por uma noite o fado e, a 10 de Novembro, interpretar os clássicos temas de Frank Sinatra no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.
A acompanhar Carlos do Carmo estará a lendária Count Basie Orchestra, com quem “The Voice” (“A Voz”) gravou três discos durante os anos 50 e 60.
O concerto arranca a partir das 21:30; o preço dos bilhetes varia entre os 20 euros e os 60.
«A cantora Nucha irá ser operada a um cancro na mama esta tarde no IPO de Lisboa. “Descobri que estava doente em Maio, mas estou muito confiante na minha cura”, revela.»
Texto e imagem in CM online, 06-9-2010
Nota do editor:
Já trabalhei com a cantora Nucha, de quem sou amigo.
Nucha para além de ser uma excelente profissional do mundo das cantigas, é também um ser humano bom.
Nesta hora difícil faço votos para que tudo corra bem à nossa querida Nucha!
Beijinhos para a Cristina (Nucha) e Piedade Maio (sua sogra), e um abraço para o Paulo Trindade (seu marido).