quarta-feira, 10 de junho de 2009

Toquinho, de passagem por Portugal, recorda 40 anos de carreira na MPB...


Lisboa, 10 Jun (Lusa) - O músico brasileiro Toquinho acaba de editar em Portugal um álbum gravado ao vivo com o grupo MPB4 e no qual regista momentos musicais de mais de quarenta anos de carreira, como recordou à agência Lusa.

"Toquinho e MPB4 - Quarenta anos de música" é um encontro de dois nomes da música popular brasileira, que se juntaram em 2008 para recordar carreiras paralelas do panorama brasileiro.
O concerto, realizado em São Paulo, foi registado em CD e DVD e apresenta temas de Toquinho que são ainda hoje referências, como "Regra Três" e "Tarde en Itapoã", com letra de Vinicius de Moraes, e também composições de Chico Buarque, Tom Jobim, Dorival Caymmi ou Gonzaginha.
"São oitenta discos, cinco mil shows, é um acumular de lembranças", recordou Toquinho, 62 anos, quando fala da sua carreira musical, garantindo que não se assume um saudosista do passado.

Ao violão, o músico paulista, gravou cerca de trezentas canções que fazem parte do percurso da música popular brasileira.

"Eu sempre procurei fazer uma canção na minha vida que tivesse aquela semente das coisas duradouras, se possível da eternidade, canções que fiquem e que não sejam meteóricas e isso dá muito trabalho, porque é o caminho da simplicidade", defendeu o autor de "Aquarela".

Toquinho, nome carinhoso de Antonio Pecci Filho, admitiu que a sua vida "tem sido generosa", porque as suas canções se perpetuaram no tempo e são redescobertas por públicos mais novos, que se interessam - sublinhou - pela simplicidade das melodias e pelo trabalho como instrumentista.

O compositor refere-se ao seu percurso como "uma conquista" assente em "canções que façam parte da vida das pessoas, que não sejam herméticas e que ao mesmo tempo os músicos gostem".

Sempre que vem à Europa, Toquinho passa por Portugal, embora a lembrança mais recente de uma actuação em solo português remonte, na sua memória, a um concerto durante a Expo'98.

Desta vez o concerto foi marcado no âmbito do sexto Encontro de Culturas de Serpa.

De regresso ao Brasil, Toquinho entrará em estúdio para gravar um novo álbum, em parceria com o escritor chileno Antonio Skármeta, que conheceu num concerto no Chile há cerca de três anos.

O álbum, que terá por título "obras de arte", só deverá sair em 2010 e reúne 12 composições com música de Toquinho e letra de Skármeta, uma parceria que resulta de uma amizade e e partilha de "afinidades musicais e valores de vida".

"Vamos lançar em espanhol, português e italiano e há alguma expectativa porque o Skármeta não é um poeta e um compositor", referiu.

Depois do concerto em Serpa, Toquinho ficará em Lisboa por mais dois dias e no final da semana segue para um concerto nas Canárias, Espanha.

O álbum "Toquinho e MPB4 - Quarenta anos de música", que está a promover, apresenta ainda doze composições com letra do escritor Vinicius de Moraes, um dos mais importantes parceiros da sua carreira, como admitiu.

"Foram dez anos de parceria contínua, mais de mil shows feitos. Vinicius foi um grande poeta brasileiro e eu tive um privilégio e sorte de trabalhar com ele. Talvez eu não tenha um parceiro igual em toda a minha vida", disse.

É dele a letra de "Tarde de Itapoã", "Se todos fossem iguais a você", "O bem-amado" e "Regra três", que integram "Toquinho e MPB4".
Lusa, 10-6-2009


Sem comentários: