segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Morreu a cantora Lhasa de Sela


A cantora Lhasa de Sela morreu sexta-feira aos 37 anos vítima de cancro da mama, em Montreal, Canadá, anunciou domingo o seu agente.

De acordo com um comunicado publicado pelo agente da cantora, David-Etienne Savoeie, em nome da família e amigos, Lhasa de Sela "morreu de cancro da mama após 21 meses de combate com coragem e determinação".

Conhecida como a cantora nómada, Lhasa de Sela morreu no dia 01 de Janeiro no seu domicílio em Montreal, cidade onde vivia há vários anos.

A artista nasceu no estado de Nova Iorque, mas desde cedo aprendeu a ser nómada e a absorver melhor de diferentes culturas, por ter viajado durante vários anos com a família pelos Estados Unidos e México.

Essa diversidade cultural reflecte-se na sua música, com um imaginário de sons e palavras (em inglês, francês ou espanhol) que remetem para a América Latina, para a vida cigana ou para a cultura árabe.

Lhasa começou a cantar com 13 anos em cafés e bares de São Francisco, Califórnia, com um repertório retirado do jazz.

Mantendo a itinerância e o espírito de saltimbanco, a artista passou pelo Canadá, onde compôs o primeiro álbum, “La Llorona”, editado em 1997.

A cantora actuou várias vezes em Portugal.




Texto e vídeo in "i" online, 04-01-2010

Sem comentários: