sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Há festa na aldeia: Fausto em Cem Soldos, Tomar


O Bons Sons tem a habitual zona de campismo para os visitantes, os palcos montados para receber música e até uma feira de marroquinaria, como se costumam ver nos festivais de músicas do mundo, mas é um festival peculiar. Antes de mais, por se realizar numa aldeia, Cem Soldos, Tomar, e por ser bienal - mas isso, como se perceberá, é mero pormenor. Em 2006, foi organizado pela primeira vez para celebrar os 25 anos do Sport Clube Operário de Cem Soldos e concentrou-se num cartaz constituído exclusivamente por música portuguesa.

Quatro anos e duas edições depois, mantém-se essa matriz, alargada a países lusófonos (o país convidado em 2010 é Cabo Verde), mas o festival que começa hoje e se prolonga até domingo cresceu. Assumido pelos organizadores como um hino à comunidade (a população é envolvida em todos os aspectos da produção e montagem) e como forma de desmontar o habitual provincianismo citadino perante a ruralidade, que se vê reduzida, vista de longe, a um pitoresco anacrónico, o Bons Sons levou a Cem Soldos, em 2008, 35 mil pessoas. Este ano, a julgar unicamente pelo cartaz, onde se destaca a presença de Fausto, domingo, e um equilíbrio entre tradição e novas expressões, esse número poderá ser superado.

Afinal, reúne esta noite Princezito (representante de uma música cabo-verdeana que navega Atlântico fora até às Cuba), Dead Combo, Diabo a Sete e Melech Mechaya. Apresenta amanhã um cartaz riquíssimo, com Lula Pena, Norberto Lobo, B Fachada e Diabo Na Cruz, com as músicas do mundo dos Terrakota e Dazkarieh e o espectáculo "Madmud", da bailarina e coreógrafa Tânia Carvalho. Domingo, a tarde começará com fanfarra balcânica dos tomarenses Drama e Beiço e depois será definitivamente tradicional, animada pelas Adufeiras de Monsanto e pelos Cantares Alentejanos de Serpa. A noite trará as magníficas concertinas dos Danças Ocultas e um concerto, sempre imperdível (até de ser tão raro vê-lo em palco), de Fausto.



Por Cem Soldos passam ainda as artes plásticas, com exposições de Nuno Coelho e Nuno Mourão patentes no "Armazém" - Centro de Exposições de Cem Soldos, e o cinema, com duas sessões do festival itinerante "Curtas em Flagrante" (hoje e Domingo, às 19h), organizadas pela Associação Cultural Elemento Indesejado.



Texto in Público online, 20-8-2010
Imagens in Google
Vídeo in YouTube

Sem comentários: