quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ana Moura: Digressão pela Alemanha...


Lisboa, 09 Abr (Lusa) - A fadista Ana Moura actua sábado no Volksbad, em Jena (Alemanha), no âmbito de uma digressão que terminará dia 28 no Pavillion, em Hannover.

De Jena a fadista segue para Nuremberga, onde subirá ao palco do Tafehalle, no domingo.

Esta digressão europeia foi iniciada no princípio do mês na Salle du Cercle, em Birscheim (França), e passou já pelo Luxemburgo, e as cidades alemãs de Mannheim, Munique e Offenburg.

"Tem sido muito bom, as salas tem estado sempre cheias, e o público já reconhece um ou outro fado do meu repertório, com especial destaque para o 'Búzios'", disse Ana Moura à Lusa.

A fadista é acompanhada por José Manuel Neto (guitarra portuguesa), José Elmiro (viola) e Filipe Larsen (viola-baixo).

A criadora de "Primeira vez" (Mário Raínho/Frederico de Brito) tinha actuado há dois anos numa sala alemã, sendo esta a primeira vez que faz "uma digressão maior".

"Não tinha esta percepção mas o público alemão é muito caloroso, aprecia muito o fado e tem sido óptimo", disse.

A preparar o novo álbum que sairá no final do ano, nos espectáculos Ana Moura tem seguido essencialmente o alinhamento do seu mais recente álbum, "Para além da saudade", já duplo platina.

"Não estou ainda a experimentar nenhum tema novo, além dos fados de 'Para além da saudade' canto temas dos álbuns anteriores", referiu.

Depois de Nuremberga, a criadora de "Búzios" (Jorge Fernando) vai até à Suíça, onde actua dia 21, no Stansen Musiktage, em Stans.

De regresso a terras germânicas, Ana Moura, distinguida o ano passado com o Prémio Amália Rodrigues para a Melhor Intérprete, canta no Harmonie em Bona dia 26, seguindo para Frankfurt onde actua dia 27 no Brotfabrik, fechando a digressão no Pavillion em Hannover.

"Para além da saudade..." valeu à fadista um duplo disco de platina, e ao lado dos temas de Jorge Fernando e Mário Raínho, interpreta fados de autoria de Amélia Muge, Custódio Castelo, Nuno Miguel Guedes e Cristina Viana, entre outros.

Ana Moura recebeu também um galardão de platina pelo seu primeiro DVD "Ao vivo no Coliseu" que regista o espectáculo realizado o ano passado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
.
Lusa, 09-4-2009

Sem comentários: