Começa a sentir-se o aroma dos cravos de Abril, na aproximação às comemorações dos 35 anos da Revolução. Se as canções estiveram no coração dessa mudança, nada como sugerir outras tantas como inspiração para as causas de hoje. É o que propõe o MusicBox, Lisboa, entre 16 e 18 de Abril, com o Festival Lisboa, Capital, República, Popular.
A música flui entre veteranos e valores mais recentes, procurando abranger diversos estilos, contributos e formas de intervir. "O objectivo é a interacção entre todos os músicos em palco, mas são eles que escolhem o que vão tocar", esclarece a organização.
O primeiro dia (quinta-feira, 16 Abril) conta com Couple Coffee, JP Simões e Sérgio Godinho:
- Couple Coffee -
O segundo (sexta-feira, 17 de Abril) está entregue a Sam The Kid, Cool Hipnoise e Janita Salomé:
- Sam The Kid -
- Cool Hipnoise -
O veterano chamado a fechar o festival (sábado, 18 de Abril) é José Mário Branco, mas não sem que antes se ouça Camané e os Dead Combo:
O veterano chamado a fechar o festival (sábado, 18 de Abril) é José Mário Branco, mas não sem que antes se ouça Camané e os Dead Combo:
- Camané -
- Dead Combo -
.
.
A organização do festival diz que "a nossa arma é uma das mais poderosas: a canção". Mas mobiliza outras: abriu um debate online (subordinado ao tema "Qual é a tua luta?") e vai distribuir um jornal gratuito (com o mesmo título do festival). No seu conjunto, o festival é "uma homenagem aos que conseguiram contornar a censura nos jornais e aos músicos que se ergueram pela liberdade".
.
Texto in Público online, 13-4-2009
Sem comentários:
Enviar um comentário