quinta-feira, 21 de maio de 2009

Katia Guerreiro canta sábado e domingo na Argélia...


Argel, 20 Mai (Lusa) - A fadista portuguesa Katia Guerreiro vai actuar sábado e domingo na Argélia, no âmbito do Festival Cultural Europeu, onde representa Portugal.

Katia Guerreiro actua sábado em Argel e, no dia seguinte, em Bejaia, a 263 quilómetros da capital e onde viveu exilado o antigo Presidente da República português, Teixeira Gomes.

A Embaixada de Portugal em Argel, convidando os argelinos a ouvirem a fadista escreve: "Canto da tradição e da modernidade, Katia Guerreiro simboliza a voz de uma nova geração de cantoras de fado português".

A fadista será acompanhada por três músicos portugueses: José Mário Veiga (guitarra clássica), Rodrigo Serrão (contrabaixo) e Paulo Valentin (guitarra portuguesa).

Pedro Meireles, adido cultural da Embaixada de Portugal em Argel, revelou que para além dos dois concertos, Katia Guerreiro fará ainda gravações na rádio e televisão argelinas.

O adido cultural que é Professor de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Argel disse que as matérias que ensina suscitam grande interesse por parte dos universitários. Actualmente há 47 alunos de cem inscritos a frequentarem aqueles cursos, enquanto os restantes aguardam que um outro Professor entre em funções.

Dezena e meia de argelinos que trabalham com empresas portuguesas fizeram também cursos de português nas instalações da Embaixada de Portugal, onde existe uma biblioteca e uma mediateca abertas ao público.

Segundo Pedro Meireles, o Português é hoje a quarta língua oficial ao nível da União Africana.
Lusa, 20-5-2009

Sem comentários: