quinta-feira, 14 de maio de 2009

Prémio Consagração e Carreira para José Cid...


A Sociedade Portuguesa de Autores distingue dia 22, Dia do Autor, 38 personalidades e entidades, entre elas José Cid com Prémio Consagração e Carreira.

O Prémio Consagração e Carreira, as 28 Medalhas de Honra e os 09 Prémios Pró-Autor serão entregues a partir das 18:30, em sessão solene, na Galeria Carlos Paredes, no edifício da SPA.

No mesmo dia será conhecido o vencedor do Grande Prémio de Teatro SPA/Novo Grupo 2009, e será lida a mensagem, este ano a cargo da escritora Maria Isabel Barreno.

José Cid é "um dos mais populares nomes de sempre da música portuguesa, triunfador de vários festivais em Portugal e no estrangeiro e autor de alguns dos maiores êxitos musicais das últimas décadas", lê-se numa nota da SPA.

Autor, entre outros, de "Grande, grande amor", "Ontem, hoje, amanhã", "A cabana", "No dia em que o rei fez anos", ou "Cai neve em Nova Iorque", José Cid disse à Lusa que está "grato" pelo galardão "mas pelo menos outros dez nomes" da sua geração "também mereciam o prémio".

No ano passado a SPA distinguiu com o Prémio Consagração de Carreira a escritora Isabel da Nóbrega, e anteriormente foram galardoados Raul Solnado, Matilde Rosa Araújo, Igrejas Caeiro e António de Macedo.

As 28 personalidades a quem serão entregues as Medalhas de Honra pertencem a diferentes sectores da área cultural desde o teatro à literatura passando pela rádio e o cinema.

A actriz Alina Vaz, que este ano completa 50 anos de actividade teatral e que adaptou vários romances de autores portugueses para teatro radiofónico, e ainda Edgar Gonçalves Preto, autor de vários textos de revista, José Lopes de Almeida, Nicolau Breyner, Norberto Barroca, e Vítor Pavão dos Santos, são os distinguidos na área do Teatro.

Na área da música é distinguido o compositor e guitarrista José Fontes Rocha, autor de muitos fados, com mais de 50 anos de carreira, e ainda António Chaínho, Eugénio Pepe, Fernando Ribeiro, o maestro José Atalaya, o poeta Lopes Vítor, Paulo Alexandre e Sílvio Pleno.

Altino Tojal, Casimiro de Brito, Luísa Ducla Soares, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Mário Cláudio e Vasco Graça Moura são os escritores distinguidos.

Maria Gabriel é a única artista plástica galardoada, enquanto na área da rádio, televisão e cinema receberão a Medalha de Honra Helder Mendes, João Matos Silva, Manuel Jorge Veloso, a realizadora Monique Rutler, o locutor Orlando Dias Agudo e Rogério Ceitil.

Pela primeira vez são entregues os Prémios Pró-Autor, que distinguem entre outros, a Agência Lusa.

Segundo uma nota da SPA, a cooperativa decidiu criar estes Prémios, que entrega no Dia do Autor, "tendo em consideração que vários órgãos de informação, autores e apresentadores de programas, jornalistas e outros agentes culturais e comunicacionais divulgam regularmente e com reconhecida qualidade a actividade dos autores portugueses, bem como a problemática do Direito de Autor".

Salienta ainda a SPA, que os meios de comunicação social têm contribuído "para que exista uma maior sensibilidade da opinião pública relativamente a estes temas".

Além da Agência Lusa, são distinguidos Edgar Canelas, pelo programa "Alma Lusa", e Armando Carvalheda, pelo programa "Viva a música", ambos da RDP Antena 1, a revista "Os meus livros", e Luís Caetano, pelos programas "Um Certo Olhar", "A Forças das Coisas" e "Última Edição", todos da RDP Antena 2.

São também distinguidos João Lopes, pela sua actividade como divulgador de cinema na rádio e na televisão, o Rádio Clube Português, Fernanda Freitas pelo programa que apresenta na RTP2 "Sociedade Civil", e ainda o director do Museu Nacional do Teatro, José Carlos Alvarez Barreto.

A título póstumo é distinguido o apresentador e divulgador de banda desenhada e cinema de animação Vasco Granja, falecido há uma semana.

Durante as celebrações, será lançada a peça vencedora do Grande Prémio de Teatro do ano passado, "Uma Família Portuguesa", de Miguel Real e Filomena Oliveira.

A fadista Aldina Duarte encerra as celebrações. Refira-se que o seu mais recente álbum, "Mulheres ao espelho", foi produzido com o apoio do Fundo Cultural da SPA.
in JN online, 14-5-2009



Sem comentários: